A reportagem da CNN teve que passar por um forte esquema de segurança para ter acesso e entrevistar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Enfrentando uma guerra sangrenta com os russos há quase um ano e meio, é mais do que natural que os militares ucranianos tomem todas as precauções necessárias para proteger o seu líder.

Qualquer visitante tem que passar por vários pontos de checagem, no centro de Kiev, antes mesmo de chegar ao palácio presidencial.

Em alguns deles, existem detectores de metais. Mas os militares ucranianos, mesmo assim, ainda usam detectores de mão para uma segunda checagem.

Em um determinado momento, a reportagem precisa colocar todos os equipamentos no chão para que cachorros treinados chequem se há algum material explosivo nas mochilas.

Na entrada do palácio, mais uma checagem e mais detectores de metais. É necessário deixar celulares, relógios e até canetas com os militares que guardam a entrada.

Apenas câmeras de filmagem são permitidas. Para anotações, os assessores do presidente fornecem canetas próprias para a reportagem.

Sala em azul e dourado

A entrevista propriamente dita é feita, junto com outros jornalistas de países da América Latina, numa grande sala de reuniões do palácio toda decorada em dourado e azul claro, representando as cores da Ucrânia.

Quatro câmeras dentro da sala acompanham os movimentos de todos os presentes. Militares armados entram na sala minutos antes do presidente. Eles permanecem no recinto o tempo todo – um movimento pouco usual em entrevistas, para dizer o mínimo.

Mas o presidente ucraniano é muito simpático e bem-humorado o tempo todo, deixando o ambiente muito relaxado. Ele cumprimenta pessoalmente a todos os presentes e agradece a presença dos jornalistas em meio à guerra em seu país.

“É importante que vocês contem a história desta guerra em seus países”, diz ele.

A entrevista foi facilitada pela ONG Transatlantic Dialogue.

 

Veja também: Enviado da CNN explica como é o processo de entrada nas trincheiras ucranianas

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”Ph1ydNLAXq0″

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio