Os moradores de quatro regiões do Brasil devem ficar atentos durante as comemorações do Ano Novo. Isso por causa da possibilidade de vendaval e chuvas intensas. Há alertas climáticos nesse sentido. Eles foram emitidos neste domingo, 31, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e atinge os horários do réveillon.

+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste

De acordo com o Inmet, o aviso indica perigo potencial para risco de chuvas fortes em áreas que abrangem Estados de quatro das cinco regiões geográficas do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. O perigo potencial teve início na manhã deste domingo e irá até as 10 horas desta segunda-feira, 1º. Ou seja, será válido durante a passagem de ano.

Leia também: “Vai chover no réveillon? Veja previsão do tempo para as capitais”

Sobre essa mesma área do Brasil há risco de chuvas de até 50 mm/dia. Além disso, os moradores devem ficar atentos à possibilidade de ventos intensos, que podem ter velocidade entre 40 e 60 km/h. O instituto meteorológico ainda informa que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

réveillon alerta chuva
O alerta atinge Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste | Foto: Reprodução/Inmet

Alerta para o litoral paulista 

O Inmet também emitiu um alerta amarelo de vendaval para o litoral paulista, Grande São Paulo e região de Itapetininga. O extremo norte do litoral do Estado não tem risco de fortes ventos. Assim como o alerta anterior, não há grandes riscos de quedas de árvores. 

Os ventos devem atingir entre 40 e 60 km/h. O alerta foi emitido na tarde deste domingo e tem duração até as 22h. 

Instruções em casos de chuvas e vendavais

O instituto informou que os moradores devem evitar sair de casa em casos de fortes chuvas e vendavais. 

“Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, comunicou o Inmet. “Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.”

Em caso de emergência ou para tirar dúvidas entre em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193).

Leia mais: “Ano vai começar com chuva na Região Nordeste; confira a previsão”

source
Fonte : Revista Oeste

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio