Os EUA temem que a Coreia do Norte esteja considerando fornecer ajuda letal à Rússia. A inteligência americana descobriu que o Kremlin procura aumentar a cooperação militar entre as duas nações para ajudar a invasão em grande escala do presidente russo Vladimir Putin na Ucrânia. A informação foi confirmada por John Kirby, o Coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.

“Nossas informações indicam que a Rússia está buscando aumentar a cooperação militar com a (República Popular Democrática da Coreia), por meio da venda de munições de artilharia da RPDC, novamente, para a Rússia”, disse Kirby.

Os comentários foram feitos depois que o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, visitou recentemente a Coreia do Norte como parte do 70º aniversário do armistício da Guerra da Coreia.

Rússia diz ter derrubado sete drones perto de Moscou

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”6B_GzmBY4OA”

“Este é mais um exemplo de quão desesperado o Sr. Putin está se tornando, porque sua máquina de guerra está sendo afetada pelas sanções e pelos controles de exportação”, acrescentou Kirby, dizendo que as autoridades russas também estão entrando em contato com o Irã e a China.

Durante a visita de Shoigu na semana passada, o líder norte-coreano Kim Jong Un deu a ele um passeio por uma exposição de defesa em Pyongyang, com imagens da mídia norte-coreana mostrando-os passando por uma série de armas, desde mísseis balísticos com capacidade nuclear de Pyongyang até seus mais novos drones.

Numa recepção de Estado a Shoigu e à delegação russa, numa referência à guerra na Ucrânia, o ministro da Defesa norte-coreano, Kang Sun Nam, manifestou o total apoio de Pyongyang “à luta justa do exército e do povo russo para defender a soberania e a segurança do país”, de acordo com um relatório da Agência Central de Notícias Coreana, estatal.

 

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio