A primeira edição do festival The Town começa neste sábado (2), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e se estende entre os dias 3, 7, 9 e 10 de setembro, com expectativa de receber meio milhão de pessoas em mais de 235 horas de muita música.

Para que tudo ocorra dentro do previsto, aliado às 110 câmeras espalhadas pelo local, o evento contará com o cão-robô “Yellow” que já atuou no torneio de tênis Mutua Open Madrid e nas edições do Rock in Rio Lisboa e Brasil, em 2022.

O “pet” possui tecnologia 5G para coletar dados e transmiti-los em tempo real aos agentes de monitoramento, prevenindo indícios de incêndio ou outras situações de perigo.

Ele também dispõe de câmeras e analíticos que detectam objetos em áreas escuras que, a olho nu, não são possíveis de se enxergar. Vale dizer que essa essa é primeira vez que o equipamento será colocado em prática em um evento na capital paulista.

The Town terá o cão-robô “Yellow” em seu esquema de segurança / Divulgação/The Town

 

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A estrutura da Cidade da Música

Durante os cinco dias de festival, o público poderá se dividir entre os seis palcos, em uma área de mais de 360 mil m², que recebe grandes nomes da indústria musical nacional e internacional.

Conhecido como Cidade da Música, o lugar, inspirado na estética visual e arquitetura da cidade de São Paulo, também abriga nove grandes espaços e quatro brinquedos, incluindo montanha-russa, mega drop, roda gigante e tirolesa, para aqueles que amam uma boa aventura.

“Não é de hoje que as infraestruturas temporárias viraram tendências em grandes eventos. É sempre um show à parte quando a programação acontece, e isso, sem dúvidas, dá a possibilidade aos organizadores de explorarem a criatividade durante a construção”, comenta Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia.

Seguindo a temática, logo na entrada, o The Town apresenta a tenda de uma antiga estação de trem, no formato da Estação da Luz. Na sequência, o palco Factory homenageia a cidade com a estética de uma fábrica grafitada.

Por lá, ocorrerão os shows de hip-hop, funk e trap, com atrações como Urias, Luccas Carlos, Afrocidade, MC Don Juan, MC Dricka, Xênia França e Tassia Reis.

Palco Factory é inspirado nas antigas zonas industriais da cidade / Divulgação/The Town

Enquanto isso, o maior palco do evento, o Skyline, que aposta no design dos edifícios paulistanos e recebe os shows de grandes grupos da cena musical – como Foo Fighters, Bruno Mars, H.E.R, Pitty, Ludmilla e Maroon 5 – foi escolhido para a queima de fogos de abertura e encerramento.

A grandiosidade e a arquitetura de São Paulo se refletem no Palco Skyline / Divulgação/The Town

Tecnologia

Não adianta levar dinheiro para o festival. Os pagamentos lá dentro serão feitos somente por um sistema de transações via débito, crédito ou por meio de cartão pré-pago, sem operação por dinheiro em espécie.

Gestão e empreendedorismo

O The Town ainda desenvolveu um curso de gestão e empreendedorismo baseado em seu modelo de negócios, o “The Town Journey” by HSM, que acontece no terça-feira (5).

Durante 12 horas de imersão nos bastidores da primeira edição do festival, 600 alunos poderão conhecer as estratégias da organização sob ministração de Roberto Medina, Washington Olivetto e Nizan Guanaes.

“Um dos pilares de sucesso de um grande festival como o The Town e tantos outros é a segurança interna e externa do evento. Garantir que o público presente possa curtir todas as atrações com tranquilidade é uma das tarefas mais complexas, afinal são milhares de pessoas por dia […]”, reforça Vitor Santisteban, CEO da Help Music.

Abaixo, a CNN preparou um guia completo com todas as informações para você aproveitar ao máximo a primeira edição do The Town. Confira:

Visando atenuar o tumulto na chegada e saída do público, a diretora do evento, Roberta Medina, recomenda que as pessoas se dirijam ao local pelo transporte público: “Esqueçam a ideia de ir de táxi ou aplicativos. Se quiser ser feliz, vá de transporte público”, disse Roberta, em evento com a imprensa.

Neste caso, as melhores opções são pelos trilhos do Metrô/ViaQuatro e CPTM/Via Mobilidade.

A região é carente de estacionamentos privados, então a recomendação é evitar ir de carro particular.

A estação mais próxima ao local dos shows é a Autódromo, na Linha 9 – Esmeralda, administrada pela Via Mobilidade. Os passageiros das Linhas 7 – Rubi, 10 – Turquesa, 11 – Coral e 13 – Jade (Expresso Aeroporto) podem viajar até a Estação da Luz e fazer a transferência para a Linha 4 – Amarela, seguindo até Pinheiros, na Linha 9-Esmeralda, e descer na Autódromo.

As 57 estações da companhia estarão abertas apenas para o desembarque de passageiros, entre meia-noite e 4h da manhã. A CPTM informa que o intervalo entre os trens será ajustado de acordo com a demanda de passageiros do festival.

O Metrô informa que preparou um esquema para atendimento 24h durante os cinco dias, sendo que o embarque será até meia-noite e o desembarque será realizado ininterruptamente. Além disso, a empresa preparou também um mapa com as opções de chegada por meio de suas linhas:

Linha 1 – Azul

Opção 1: Seguir até a estação Santa Cruz, pela Linha 5-Lilás (sentido Capão Redondo) e descera na estação Santo Amaro. Lá, siga para a Linha 9 – Esmeralda (sentido Bruno Covas/Mendes-Vila Natal) e vá até a estação Autódromo.
Opção 2: Vá até a estação Luz, seguindo para a Linha 4-Amarela (sentido Vila Sônia); desça na estação Pinheiros, siga para a Linha 9-Esmeralda (sentido Bruno Covas/Mendes-Vila Natal) e vá até a estação Autódromo.

Linha 2 – Verde

Opção 1: Vá até a estação Chácara Klabin, seguindo para a Linha 5-Lilás (sentido Capão Redondo); desça na estação Santo Amaro, siga para a Linha 9-Esmeralda, sentido Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e vá até a estação Autódromo.
Opção 2: Vá até a estação Consolação, seguindo para a Linha 4-Amarela (sentido Vila Sônia); desça na estação Pinheiros, siga para a Linha 9-Esmeralda (sentido Bruno Covas/Mendes-Vila Natal) e vá até a estação Autódromo.

Linha 3 – Vermelha: Vá até a estação República, seguindo para a Linha 4-Amarela (sentido Vila Sônia); desça na estação Pinheiros, siga para a Linha 9-Esmeralda (sentido Bruno Covas/Mendes-Vila Natal) e vá até a estação Autódromo.

Linha 15 – Prata: Vá até a estação Vila Prudente e siga para a Linha 2-Verde (sentido Vila Madalena); prossiga até a estação Chácara Klabin, seguindo para a Linha 5-Lilás (sentido Capão Redondo); desça na estação Santo Amaro, siga para a Linha 9-Esmeralda (sentido Bruno Covas/Mendes-Vila Natal) e vá até a estação Autódromo.

  • Mais conforto e menos tempo

Estará disponível o serviço especial com trens exclusivos e hora marcada. Basta comprar o passaporte expresso ou semi-expresso para as linhas 8 e 9, com menos paradas e mais tempo para curtir o festival.

Os passaportes do primeiro lote podem ser adquiridos por R$ 40 (ida e volta). Na volta, os passageiros embarcam na Estação Autódromo e o retorno será compartilhado, permitindo o desembarque em qualquer estação das linhas.

As partidas dos trens expressos da Estação Barueri e da Estação Pinheiros com destino à Estação Autódromo serão feitas com intervalos de 60 minutos. Para embarcar, o passageiro deve seguir o horário escolhido no ato da compra, marcado no passaporte. O serviço expresso terá início sempre a partir do meio-dia e contará com 9 viagens de ida. A última viagem de trens expressos terá partida às 20h, na Estação Barueri.

O primeiro lote custa R$ 15 (ida e volta). Essas serão as mesmas estações disponíveis para o retorno do festival, sempre com embarque na Estação Autódromo.

As partidas dos trens do serviço semiexpresso serão feitas com 30 minutos de diferença em relação ao serviço expresso. Com início a partir das 11h30, a última viagem sai da Estação Barueri às 19h30.

Para adquirir qualquer uma das duas possibilidades, basta acessar o site Passaporte Mobilidade, escolher o serviço e selecionar o horário de embarque e a estação de preferência. No dia do evento, será necessário apresentar o código de passagem para realizar o embarque. Na volta, apresente o mesmo código na Estação Autódromo para retornar com todo conforto e segurança.

  • Que horas abrem e fecham os portões?

De acordo com a organização do festival “The Town”, a abertura dos portões terá início sempre às 14h (horário de Brasília). O encerramento está previsto para às 2h.

  • O que levar e não levar ao The Town?

No site da Ticketmaster, empresa responsável pela venda dos ingressos, são informados os itens que podem ou não ser levados ao festival.

Itens permitidos

  • Alimentos industrializados devidamente lacrados (exemplos: biscoitos, torradas, barras de cereal etc.);
  • Frutas cortadas e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida, do tipo “Zip Lock”;
  • Sanduiches acondicionados em embalagem transparente e não rígida, do tipo “Zip Lock”.

Itens não permitidos

  • Garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material (exemplos: garrafas de água mineral, “squeezes”, etc), exceto garrafas plásticas para consumo de água, desde que sem tampa. A tampa poderá ser retirada pela segurança na entrada ou em qualquer local do evento (vide item 7 sobre bebedouros);
  • Embalagens rígidas e com tampa (exemplo: potes de plásticos do tipo “tupperware”);
  • Copos térmicos, de vidro ou metal;
  • Latas;
  • Capacetes;
  • Armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo (facas, soco inglês, canivetes, etc);
  • Cadeiras/banquinhos;
  • Guarda-chuvas;
  • Objetos pontiagudos;
  • Objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha, saca-rolhas);
  • Fogos de artificio, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie;
  • Objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente);
  • Substâncias inflamáveis e/ou corrosivas;
  • Sprays;
  • Máquinas de incapacitação neuromuscular (tasers);
  • Ponteiros de laser, luzes estroboscópicas ou outros dispositivos emissores de luz;
  • Bebidas (em qualquer tipo de recipiente);
  • Skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não;
  • Isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem;
  • Bastão de selfie (extensor para tirar auto-retrato);
  • Câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais ou com lente destacável;
  • Objetos profissionais para captura de imagem e som, como, por exemplo: máquinas fotográficas profissionais (lente intercambiável), equipamentos de filmagem profissionais, drones ou outros objetos voadores;
  • Itens que possam ser utilizados para marketing de emboscada;
  • Substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilegais;
  • Bandeiras ou cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais ou ainda com referências a causas discriminatórias, ofensivas, homofóbicas, racistas ou xenófobas (F1);
  • Drones, também denominados VANT (veículo aéreo não tripulado), RPA (Remotely-Piloted Aircraft), Aeronave Remotamente Pilotada e equipamentos similares.
    alimentos que representem intuito de comercialização ou que possam representar riscos à segurança.
  • Será que vai chover?

Segundo boletins da empresa “Climatempo”, poderá ocorrer pancadas de chuva nos primeiros dias do festival.

  • 02/09: Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. Pancadas de chuva à noite.
  • 03/09: Sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
  • 07/09: Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
  • 09/09: Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • 10/09: Sol com algumas nuvens. Não chove.

Números do “The Town

  • 5 dias de festival;
  • 235 horas de música;
  • 360 mil m² de área;
  • 5 palcos: “Skyline” (principal), com show de luzes e queima de fogos; “The One“, mistura de estilos; “São Paulo Square“, com Jazz, Blues, Big Band, quiosques e artes; “EDM” (New Dance Order), com show de luzes e DJs do Brasil e do mundo; e “Factory“, com arquitetura inusitada, arte urbana, cores fortes, street dance e muito Hip Hop;
  • 1 espaço gastronômico: “Market Square”, com mesas e cadeiras para sentar e relaxar entre os shows e gastronomia assinada pelo chef Alex Atala;
  • 1 área VIP: acesso exclusivo, buffet assinado por chef, open bar e varanda de frente para o palco principal;
  • 4 atrações (brinquedos) para o público se divertir enquanto aproveita os shows: montanha russa, tirolesa, roda gigante e “mega drop” – queda livre radical;
  • 500 mil pessoas (100 mil por dia).

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Fonte : CNN BRASIL

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