A falta de consenso sobre a Carta de Belém da Cúpula da Amazônia e a liberdade provisória de 72 réus pelos atos criminosos do 8 de janeiro estão entre os destaques desta quarta-feira (9).

Sem consenso sobre metas únicas e com ausência de Maduro, Cúpula da Amazônia chega ao último dia

A Cúpula da Amazônia será encerrada nesta quarta-feira (9) com seu principal documento não tendo consenso entre os países participantes do encontro.

A Declaração de Belém, principal documento da Cúpula da Amazônia, foi divulgada na última terça-feira (8), e não incluiu metas únicas para zerar o desmatamento ilegal nos países amazônicos nem informações sobre a exploração de petróleo na região.

Presidente de um dos países com a Amazônia em seu território, o venezuelano Nicolás Maduro teve de cancelar a viagem por causa de uma infecção nos ouvidos.

Moraes concede liberdade provisória a 72 réus pelo 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu, na terça-feira (8), liberdade provisória para mais 72 réus — 25 mulheres e 47 homens — pelos atos criminosos de 8 de janeiro.

Entre a última segunda-feira (7) e a terça-feira, foram concedidas 162 liberações, sendo 100 homens e 62 mulheres.

Até o momento, seguem presas 128 pessoas — 115 homens e 13 mulheres. Do total, 49 foram detidas entre 8 e 9 de janeiro, após os atos, e outras 79 em operações policiais realizadas nos últimos meses.

Homem que atacou creche em SC e matou 5 pessoas vai a julgamento

A Justiça de Santa Catarina começa a julgar, nesta quarta-feira (9), Fabiano Kipper Mai, acusado de matar três crianças e duas professoras em uma creche em Saudades, no Oeste do estado, em maio de 2021. Fabiano também responde por 14 tentativas de homicídio.

O julgamento ocorrerá a partir das 8h30 no Salão do Tribunal do Júri da comarca de Pinhalzinho, cidade vizinha ao município onde o crime aconteceu.

Segundo o Poder Judiciário, a sessão será aberta ao público. Por questão de segurança, as ruas próximas ao fórum serão bloqueadas para veículos.

Fazenda alerta para maior imposto do mundo e tenta reverter reforma tributária no Senado

A reforma tributária ganhou tantas exceções na Câmara dos Deputados que, no fim, o imposto brasileiro poderá ser o maior do mundo.

Esse é o alerta do Ministério da Fazenda que aponta para a lista de exceções como as culpadas pela provável alíquota final de 27% do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

A projeção tenta sensibilizar o Senado a diminuir a lista de benefícios da reforma dos impostos. Em outras palavras, o Ministério diz que o texto prevê tantas meias-entradas que o preço final do ingresso será, talvez, o mais caro do mundo.

Ucrânia diz que novo acampamento do Grupo Wagner está sendo construído em Belarus

A construção de um novo acampamento para receber combatentes do Grupo Wagner começou na Base Aérea de Zyabrovka, em Belarus, afirmaram as autoridades ucranianas na terça-feira (8).

“Na fronteira com a Ucrânia, no vilarejo de Zyabrovka na República de Belarus, um novo campo para os mercenários PMC [companhia militar privada] ‘Wagner’ está sendo construído”, disse o Centro de Resistência Nacional da Ucrânia em seu site.

“No futuro, planeja-se usá-los para simular atividades subversivas na fronteira com a região de Chernihiv [cidade no norte da Ucrânia].” O centro disse que obteve essas informações de “fontes clandestinas”.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

(Publicado por Marina Toledo)

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio