O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou a tabela de vagas para os cursos de graduação do vestibular de 2025. O número total de vagas oferecidas pela USP permanecerá inalterado em relação a 2024, totalizando 11.147 vagas. A sessão do Conselho ocorreu na última terça-feira (25).

A USP adota três formas de ingresso para os novos estudantes: o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. Um dos princípios fundamentais da política de ingresso da USP é a reserva de 50% das vagas de cada curso e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP), considerando os três processos de seleção.

O Provão Paulista foi introduzido pela primeira vez em 2024. Trata-se de uma avaliação aplicada pela Secretaria Estadual de Educação aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de ensino médio. Para o vestibular de 2025, a USP disponibilizará 1.500 vagas por meio do Provão Paulista, sendo 558 delas destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

Quanto a seleção via vestibular da Fuvest, serão oferecidas 8.147 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • 4.888 vagas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência (AC)
  • 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP)
  • 1.206 vagas para EP/PPI

Já para a seleção pelo Enem USP, estão destinadas 1.500 vagas, sendo:

  • 685 vagas para Ampla Concorrência (AC)
  • 512 vagas para estudantes EP
  • 303 vagas para estudantes EP/PPI

A universidade anunciou que as vagas para as políticas de ação afirmativa de ingresso serão uniformes em todos os cursos da Universidade, no vestibular da Fuvest 2025.

Universidade bateu recorde de alunos vindos do ensino público.

Em 2024, a Universidade de São Paulo (USP) alcançou um novo recorde de inclusão social. Neste ano, mais da metade dos calouros ingressaram na instituição por meio de escolas públicas, representando um total de 55,4% das vagas preenchidas. O índice demonstrou um crescimento em relação ao ano anterior, quando 54,1% dos ingressantes eram provenientes do ensino público.

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio