Em sua participação no programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, o jornalista Wallison Bezerra falou sobre a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em apoiar como seu sucessor, o paraibano Hugo Motta (Republicanos).
Conforme o profissional da imprensa, Hugo Mota disputava internamente com o presidente de seu partido, Marcos Pereira, porém ele abriu mão da disputa e anunciou apoio ao paraibano.
Ainda de acordo com as informações, os bastidores apontam um possível apoio do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Hugo Motta.
“Motta que já tem uma articulação muito forte, agora caminha para alcançar esse cargo”, destacou Wallison ao lembrar que caso se consolide a indicação do paraibano na escolha para presidir a Câmara Federal, tal decisão poderá gerar desdobramentos quanto às eleições a nível estadual em 2026 na Paraíba.
Conforme Wallison, Hugo Motta trabalha nos bastidores para ser candidato ao Senado Federal ou ao palácio da Redenção, sendo a preferência maior em relação ao Senado.
“Em Hugo Mota sendo presidente da Câmara, ele ficaria nesse primeiro mandato à frente do Poder entre 2025 e 2026, podendo ir para a reeleição em 2027. Para ir tentar a reeleição, Hugo Mota precisa manter o mandato de deputado Federal em 2026, então, com isso, Hugo Motta sai da disputa majoritária e foca na reeleição para a Câmara Federal”, explicou.
“Tanto o grupo governista que trabalha com a hipótese de Hugo Motta candidato ao Senado, quanto a oposição, vai precisar fazer um novo desenho da conjuntura política para 2026. Dos dois lados há impacto nessa escolha de Hugo Motta, tanto no Governo quanto na oposição. Agora, a ansiedade dos dois lados para poder saber como vai ser todo este desdobramento”, concluiu Wallison Bezerra.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br,
siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário.
Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
source
Fonte
Diário do Sertão