Um tornado surpreendeu os moradores da zona rural de São Martinho da Serra, município localizado no centro do Rio Grande do Sul, no sábado 27. Vídeos feitos pela população mostram a passagem do tornado sobre plantações e a sede de uma propriedade rural, resultando em danos materiais.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

De acordo com o site Metsul, o fenômeno ocorreu em meio a um dia de instabilidade atmosférica no Estado gaúcho, por causa do avanço de uma frente fria que provocou chuvas intensas.

A região registrou quase 200 milímetros de chuva na fronteira com o Uruguai, além de granizo e ventos fortes isolados, como os registrados em Santa Cruz do Sul, onde centenas de residências tiveram seus telhados danificados.

Segundo a análise da meteorologista Estael Sias, as condições atmosféricas na região eram altamente favoráveis para a formação do tornado.

“Observávamos de manhã nas imagens de satélite como a instabilidade sobre o Estado apresentava a forma da letra ‘v’ no sentido invertido, o que é característico de grande divergência na atmosfera.”

Leia também: “Fotos: cidade da Serra Catarinense tem geada e temperatura de 0,1ºC”

A especialista também ressaltou a atuação de uma corrente de jato em baixos níveis sobre o Rio Grande do Sul, que resultou em ventos fortes no norte pela manhã e temperaturas elevadas, chegando a 34ºC no noroeste durante a tarde de sábado.

“Quando uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento forte entre 1 mil e 1,5 mil metros de altitude, está atuando e há o avanço de uma frente fria, cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados.”

Tornado não deixou feridos

Apesar da passagem do tornado pela área rural de São Martinho da Serra, não houve registro de feridos. Os estragos se concentraram principalmente em uma propriedade rural, onde o vento intenso associado ao tornado causou danos em um galpão e outras estruturas menores.

Os tornados são eventos meteorológicos extremos e destrutivos, caracterizados por colunas de ar em rotação intensa que se estendem da base de tempestades até a superfície terrestre.

Leia mais: “Tornado causa danos no interior de Santa Catarina; veja o vídeo”

Esses redemoinhos violentos são conhecidos por sua capacidade devastadora, podendo causar danos significativos em questão de minutos.

A escala Fujita, comumente utilizada para classificar a intensidade de tornados, varia de F0 a F5, sendo o F5 o mais poderoso. Esses fenômenos geralmente se formam em áreas de encontro entre massas de ar quente e úmido com massas de ar frio e seco, criando o ambiente propício para o desenvolvimento desses vórtices.


source
Fonte : Revista Oeste

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio