Na maior parte do ano, as pessoas visitam a vila norte-americana de Jackson Hole, em Wyoming, para esquiar, pescar ou simplesmente apreciar a beleza natural da região. Mas durante três dias no final de agosto, a cidade situada no coração do Parque Nacional Grand Teton transforma-se no Woodstock para os economistas.

Lá, os principais economistas de todo o mundo convivem uns com os outros e misturam-se com repórteres e investidores famintos por pistas sobre as previsões econômicas. E atração principal desse festival que acontece de 24 a 26 de agosto é o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Jerome Powell.

Ele subiu ao “palco” do 46º festival organizado pelo Fed de Kansas City, formalmente conhecido como Simpósio Econômico de Jackson Hole, nesta sexta-feira. Mas apesar de toda antecipação para sua apresentação, o “set” poderia ter durado menos de 10 minutos, como no ano passado, que na ocasião foi o suficiente para perturbar os mercados.

Preparando o show: o cenário econômico

A inflação desacelerou significativamente desde a conferência de Jackson Hole do ano passado, juntamente com vislumbres de um mercado de trabalho em arrefecimento.

Mas é incerto quanto tempo isso durará sem mais aumentos nas taxas. É possível que as ações do Fed até agora sejam insuficientes para manter a desaceleração da inflação.

Por outro lado, como existem atrasos entre o momento em que a Fed atua e o momento em que as suas ações são sentidas pela economia, há o risco da instituição acabar causando mais sofrimento do que o necessário para fazer com que a inflação atinja a meta de 2% do banco, se aumentar ainda mais as taxas de juros.

Durante a sua reunião mais recente, em julho, as autoridades ​​do Fed afirmaram novamente que sentiam que os riscos de não aumentar as taxas de juro o suficiente para combater a inflação superavam o risco de aumentar as taxas exageradamente; portanto, eles optaram por um aumento nas taxas de 0,25 ponto percentual. 

Esse aumento ocorreu depois que os bancos centrais votaram pela manutenção das taxas estáveis ​​em junho, a primeira pausa desde que começaram a aumentar as taxas na primavera de 2022.

Os investidores estão convencidos de que o Fed fará uma nova pausa na reunião do próximo mês, de acordo com a ferramenta CME FedWatch. Mas há muito menos consenso sobre o plano de jogo do Fed após setembro.

A conferência de Jackson Hole do ano passado foi notável não apenas porque foi a primeira vez em dois anos que economistas se reuniram pessoalmente. Mas Powell usou o seu discurso de abertura para alertar que os responsáveis ​​do Fed não iriam pedir desculpas na sua luta contra a inflação, mesmo que isso significasse infligir “dor” às famílias e às empresas.

Seguiram-se dois aumentos das taxas de 0,75 ponto percentual nas reuniões subsequentes do Fed após Jackson Hole – e desde então o banco central continuou a aumentar as taxas, embora a um ritmo muito mais lento.

Em outros anos, houve vários outros discursos dignos de nota proferidos na conferência de Jackson Hole.

Por exemplo, em 2010, o então presidente da Fed, Ben Bernanke, usou o seu tempo lá para apresentar “opções políticas para maior flexibilização”, disse Michael Cahill, vice-presidente de investigação cambial do Goldman Sachs..

“Isso foi amplamente visto como um sinal de flexibilização quantitativa adicional”, disse ele. A flexibilização quantitativa, ou QE, ocorre quando o Fed compra títulos num esforço para reduzir as taxas de juro para estimular a economia.

Meses depois do discurso de Bernanke em Jackson Hole, ele revelou toda uma nova fase de compra de títulos no que agora ficou conhecido como QE2.

Depois, no seu discurso em Jackson Hole em 2012, Bernanke disse que a estagnação do mercado de trabalho era uma “grave preocupação”. Ele também disse que o QE2 do Fed mostrou benefícios líquidos positivos. Pouco depois, o Fed lançou o QE3.

Em 2016, a então presidente da Fed, Janet Yellen, actual secretária do Tesouro, usou o seu discurso em Jackson Hole para preparar os mercados para mais aumentos das taxas, dizendo acreditar que “os argumentos a favor de um aumento na taxa dos fundos federais fortaleceram-se nos últimos meses.

”Depois, a partir de dezembro de 2016, o Fed aumentou as taxas aproximadamente a cada três reuniões até 2018.

Além da atração principal

Assim como a programação de um festival de música, Jackson Hole tem outras atrações principais e eventos em palcos menores.

Na verdade, “nem sempre são os oradores do Fed que estão mais no centro das atenções”, disse Cahill à CNN.

O discurso de Bernanke não foi o único que ganhou manchetes em Jackson Hole em 2012. Michael Woodford, professor de economia na Universidade de Columbia, fez comentários críticos à relutância do Fed em comprometer-se explicitamente a manter as taxas baixas para ajudar a economia a crescer.

O seu discurso e os resultados da investigação que apresentou não passaram despercebidos pelo Fed.

A declaração política pós-reunião de Dezembro de 2012 dizia que os responsáveis ​​do Fed previram que “este intervalo excepcionalmente baixo para a taxa dos fundos federais será apropriado pelo menos enquanto a taxa de desemprego permanecer acima de 6,5%”.

“Esta mudança foi empreendida com a intenção de ajudar o público a compreender melhor o processo de tomada de decisão do Fed em resposta às mudanças nas condições econômicas”, disse o presidente da Fed de Nova York, John Williams, numa coluna de 2013 para a VoxEU.

No momento da publicação, Williams atuava como presidente do Fed de São Francisco.

Os banqueiros centrais de fora dos EUA também usaram o seu tempo no palco de Jackson Hole para sinalizar mudanças políticas.

O antigo presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, destacou nas suas observações de 2014 em Jackson Hole que os níveis de inflação que os mercados estavam a fixar eram demasiado baixos.

Estas observações foram amplamente vistas como o ponto de partida para mais flexibilização quantitativa, mesmo depois de o BCE ter reduzido as taxas para território negativo, disse Cahill.

Um colunista do Financial Times chegou ao ponto de dizer que Draghi “certamente roubou a cena este ano [em Jackson Hole]”.

Não importa o que saia da conferência deste ano, está claro que o que acontece em Jackson Hole não fica em Jackson Hole.

Veja também: Ibovespa e dólar recuam com incertezas sobre política monetária nos EUA

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio