A maior chuva de meteoros do ano, Perseidas, terá seu pico na madrugada deste domingo (13/8). Ativa desde o dia 17 de julho, a expectativa é de que até 100 meteoros por hora possam ser avistados de acordo com a visibilidade em cada região do mundo nesta noite.

Moradores ao Norte do país poderão ver mais claramente o fenômeno. Segundo o Observatório Nacional, a melhor hora para observá-lo será entre 3h30 e o amanhecer.

No Norte do Brasil, o observador poderá desfrutar de taxas máximas entre 25 e 40 meteoros por hora. Na região Nordeste, espera-se taxas máximas entre 15 e 30 meteoros por hora, enquanto na região Centro-Oeste, estima-se que serão vistos entre 8 e 20 meteoros por hora. Na região Sudeste, a expectativa é de que sejam vistos entre 5 e 10 meteoros por hora provenientes desta chuva. Na região Sul, as taxas esperadas são menores que 5 meteoros por hora.

Para ver o fenômeno, o observador deve procurar pela constelação Perseus. Para isso, a opção mais fácil é fazer o download de algum aplicativo que mostre as constelações no céu. A chuva de meteoros pode ser vista a olho nu, desde que o céu esteja claro e com pouca poluição.

O que são meteoros?

Meteoritos são fragmentos de matéria sólida do espaço, que chegam na superfície da Terra. Os fragmentos que entram na atmosfera terrestre, mas não chegam à superfície são chamados de meteoros. O fenômeno deixa um “risco brilhoso” no céu, que é popularmente chamado de “estrela candente”.

O Perseidas resulta da passagem do planeta Terra pela região do espaço onde estão os detritos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, que dá uma volta em torno do Sol a cada 133 anos e que entrou pela última vez na parte interna do Sistema Solar em 1992.

source
Por Metrópoles

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio