Relatora da CPMI de 8 de janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) disse à CNN nesta terça-feira (8) que pretende convocar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para depor à comissão.

A decisão acontece depois de o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres dizer à CPMI que faltaram policiais para conter atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes.

Vídeo: Torres diz à CPMI que não recebeu alerta sobre atos de 8/1

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”7pi-2DDiM3s”

A CNN procurou o governador Ibaneis Rocha, mas ele não quis se manifestar.

Torres argumentou que a Secretaria de Segurança era responsável pelo planejamento da operação, e não a execução do plano.

De acordo com ele, caso o Protocolo de Ações Integradas (PAI) assinado por ele, que continha o planejamento da segurança para o dia 8 de janeiro, tivesse sido seguido à risca, “seríamos poupados dos lamentáveis atos do dia 8 de janeiro”.

“O que o protocolo colocou para a PM, a PM tem que cumprir; o que o protocolo colocou para a Polícia Civil, a Polícia Civil tem que cumprir. Meios, efetivos, número de homens, é com cada instituição”, disse.

Após a fala de Torres, Eliziane Gama disse ver um “jogo de responsabilidade” entre as autoridades que atuavam no comando da segurança à época.

“Fica um jogo de responsabilidade e o que a gente vê é o cenário que acompanhamos, de destruição das sedes dos poderes do país”, afirmou a relatora.

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio