Ata do Copom tem tom certo e esclarecedor, diz Tebet

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (8) que o comunicado do Banco Central (BC) ao reduzir a taxa básica de juros foi no tom certo e que a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) está “esclarecedora e realista”.

“Está de parabéns o Banco Central, que agora entrou na mesma página da fala histórica do ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad de harmonização do monetário com o fiscal”, disse ela em entrevista à GloboNews.

“O comunicado veio no tom certo, a ata está absolutamente esclarecedora, realista, mostrando que é possível sim nas próximas três reuniões do Copom diminuir em pelo menos meio por cento a taxa de juros do Brasil para que a gente chegue ao final do um ano um pouquinho abaixo de 12%”, completou ela.

Ata do Copom prevê estabilidade nos cortes

Pela primeira vez em três anos, o BC cortou a taxa básica de juros. A decisão foi tomada na noite de 2 de agosto, iniciando o ciclo de baixa da Selic com um corte de 0,5 p.p.

Além disso, o Banco sinalizou que fará novas reduções equivalentes nas próximas reuniões do Copom.

“Era o que faltava para que o setor privado pudesse pegar crédito, que está hoje empossado pelos bancos, e assim fazer a economia, através da iniciativa privada, girar e gerar emprego e renda para a população”, disse Tebet.

Na ata da reunião do Comitê de Política Monetária publicada nesta terça-feira, o BC avaliou ser pouco provável intensificar os cortes na Selic à frente, defendendo postura conservadora na flexibilização monetária e firme compromisso com a reancoragem das expectativas.

source
Fonte : CNN BRASIL

Leia Também

Deixe seu Comentário