Geral

Bahia contrata câmeras corporais para uniforme de policiais militares

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia contratou o fornecimento de câmeras corporais, ou bodycams, para uniformes de policiais militares do estado. A empresa de tecnologia ganhadora da licitação terá 60 dias para fornecer as primeiras 1.100 câmeras e deve totalizar a entrega de 3.300 em um ano.

O estado possui a segunda maior taxa de letalidade policial do país, segundo o levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023.

Mais de R$ 23 milhões serão investidos no equipamento, que deverá captar, transmitir, armazenar, gerir, além de realizar a custódia de evidências digitais obtidas nas atividades e diligências. O resultado da licitação para contratação foi publicado no Diário Oficial do Estado, na quarta-feira (6) e divulgado pela SPP nesta quinta-feira (7).

Veja também: Deputado é alvo de operação contra milícia na Bahia

Além da Bahia, ao menos outros cinco estados brasileiros fazem uso do equipamento. Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo já adotaram as bodycams, equipamento que tem como um dos objetivos a redução da letalidade policial.

Entre 2021 e 2022, São Paulo reduziu em 63,7% a letalidade geral, 33,3% da letalidade nos batalhões em que não houve implementação de câmeras e 76,2% da letalidade nos batalhões em que as câmeras passaram a ser utilizadas. Os dados são de um estudo realizado pelo FBSP em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O estado da Bahia registrou a taxa de 10,4 mortes de policiais para cada 100 mil habitantes em 2022. Em nota, a secretaria afirmou que os casos de intervenção policial que resultaram em morte apresentaram redução de 5,8% em 2023, até agosto deste ano.

source
Fonte : CNN BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *