Começa no Distrito Federal, nesta sexta-feira (8/12), a nova etapa de vacinação contra a Covid-19. Pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidas, acima de 12, podem tomar a dose de reforço da vacina bivalente.
A Secretaria de Saúde (SES-DF) disponibiliza a vacina em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todas as regiões da capital federal.
Para se vacinar, basta que a pessoa que faz parte do público-alvo apresente o cartão de vacinas, o número do cartão do SUS, um documento oficial de identificação, como RG ou CPF. Caso o paciente não tenha cartão de vacina, basta comparecer ao local; a equipe tentará localizar o histórico vacinal, por meio dos sistemas de registro.
Veja onde se vacinar:
Novas variantes
O início desta nova etapa de vacinação atende a uma determinação do Ministério da Saúde após novas subvariantes do coronavírus serem identificados no país.
De acordo com o governo federal, o primeiro resultado de sequenciamento genômico que identificou a variante BA.2.86, ocorreu em 17 de novembro de 2023. Em 1° de dezembro de 2023, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) foi notificada pela Secretaria da Saúde do Ceará (SES/CE) sobre a identificação de sequenciamentos genômicos da sublinhagem JN.1, originária da BA.2.86.
O sequenciamento foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen/CE) e os resultados liberados em 30 de Novembro de 2023. Até o momento, há 42 sequenciamentos da BA.2.86 registrados no Brasil, provenientes de laboratórios públicos e privados. O município de residência dos casos são: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Ceará.
Diante dessa identificação, o Ministério da Saúde decidiu antecipar uma nova dose da vacina bivalente.
source
Por Metrópoles