A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que investiga a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebe dois ministros nesta semana:

  • Rui Costa, da Casa Civil,
  • e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário.

Costa irá à CPI nesta quarta-feira (9), às 14h. Já Paulo Teixeira é esperado na quinta-feira (10).

VÍDEO – Villa: Ignorância reina na CPI do MST

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”dSd1pzOT33U”

Ministro e ex-governador da BA

A convocação do ministro-chefe da Casa Civil é resultado de um requerimento do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI do MST.

O parlamentar argumenta que Rui Costa, enquanto governador da Bahia, não se esforçou para impedir invasões de terra pelo movimento.

Salles também pretende que o ministro preste esclarecimentos sobre a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), sob o comando da Casa Civil, em relação ao MST. Outros requerimentos com o mesmo objetivo foram protocolados depois.

A convocação não foi bem recebida por partidos da base do governo. O PT chegou a afirmar que iria recorrer à Mesa Diretora da comissão para barrar a obrigação de Rui Costa comparecer. Entretanto, a audiência deve ocorrer.

Atuação de ministério

Já o ministro do Desenvolvimento Agrário deve prestar esclarecimentos sobre a atuação da pasta em meio às ações do MST.

Pedido por mais tempo

Há também expectativa de que o presidente da comissão, deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), peça a prorrogação dos trabalhos do colegiado por mais 60 dias na próxima sessão.

A decisão é do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas Zucco quer o apoio da CPI antes de levar o pedido para a presidência da Casa.

VÍDEO – Não é o MST que tem que avaliar se terra é produtiva ou não, diz presidente da CPI à CNN

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”UL1EmnSW8Y8″

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio