O fim de semana deve começar com baixa umidade, menos de 30%, e altas temperaturas em grande parte do Brasil, neste sábado (8). Segundo o Climatempo, essa previsão vale para estados de todas as regiões.

A meteorologia destaca o norte e nordeste do Paraná; metade oeste, sudoeste e região metropolitana de São Paulo; metade oeste e sul de Minas Gerais; oeste baiano; centro-sul do Piauí e do Maranhão; nordeste e noroeste do Tocantins; sul e sudeste do Pará, praticamente todo o Mato Grosso; centro-sul de Roraima e extremo sul do Mato Grosso do Sul.

Na região Centro-Oeste, que ficará sob essas condições em boa parte de sua área, a causa é um bloqueio atmosférico que segue favorecendo tempo firme, sol e pouca nebulosidade sobre todos os estados da região. O alerta é para risco de novos focos de queimada.

No Nordeste, especialmente nas áreas afetadas pela baixa umidade, o tempo fica firme. Na faixa leste, por outro lado, as instabilidades persistem, sendo mais intensas e imediatas no litoral sul da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

A instabilidade será causada devido ao ingresso de umidade do oceano contra a costa e da circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera. Na faixa norte, pancadas de chuva alternam com céu limpo, e temporais podem vir com mais intensidade sobre a faixa litorânea.

No Norte, a zona de convergência intertropical (ZCIT) continua favorecendo um céu nublado e com chuva a qualquer hora no norte do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e leste do Amapá, locais onde a chuva pode cair com mais intensidade. Nas demais áreas, chuva e céu limpo devem alternar, enquanto no Acre; oeste, sul, sudeste e leste do Amazonas, centro-sul do Pará e grande parte do Tocantins o sol predomina entre poucas nuvens.

Já o Sudeste estará entre dois climas distintos. A circulação de ventos do oceano contra a costa mantém as instabilidades no litoral e norte do Espírito Santo, onde a chuva deve cair em pontos isolados. No extremo nordeste mineiro o céu deve ficar com mais nuvens e previsão de chuva a qualquer hora do dia.

Enquanto isso, nas demais áreas sudestinas, pouca nebulosidade deve dar espaço para o predomínio do sol. Em São Paulo, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e região de Juiz de Fora, em Minas, há condições para formação de nevoeiros.

Já no Sul o amanhecer deve ser com névoa e nevoeiro em toda a faixa leste da Região, incluindo as capitais de cada estado. O tempo segue firme com muito sol e temperaturas elevadas durante a tarde no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os ventos se intensificam no oeste paranaense, em missões e campanha gaúcha.

*Sob supervisão de André Rigue

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio