Moradores do leste da Ucrânia compartilham relatos “assustadores” após ataque russo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Enquanto a Ucrânia se recupera da última rodada de ataques com mísseis russos, moradores da cidade de Pokrovsk, no leste do país, relembraram a experiência angustiante de um ataque de “toque duplo” na segunda-feira (7) que deixou pelo menos nove mortos e 82 feridos.

“Ouvi um zumbido. Um zumbido muito, muito alto. Então todo o prédio tremeu e as janelas da nossa varanda explodiram. Meia hora depois houve um segundo golpe – foi ainda mais alto e ainda mais assustador”, disse Liudmyla, moradora de Pokrovsk, à CNN na terça-feira (8).

Após o primeiro ataque, os militares os avisaram para se abrigar para um possível segundo ataque – mas o marido dela estava na varanda, disse ela.

Veja também: Ucrânia retoma cidade ocupada pela Rússia; veja o momento

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”cJej29E8DSg”

“Ouvi um estrondo crescente e gritei para ele sair dali”, disse ela. “Mas ele não conseguiu, apenas caiu no chão e cobriu a cabeça com as mãos. Ele estava literalmente coberto de vidro.”

A explosão jogou Liudmyla em outra sala. “Você está voando e não percebe onde está”, disse ela. “Eu apenas gritei para meu marido para ver se ele estava vivo. Ele respondeu, eu rastejei até ele e quebrei o vidro.”

Ela também tinha uma mensagem para as forças russas que sitiavam a Ucrânia.

“Gostaria de dizer aos russos: valorizem as vidas. Tanto as suas quanto as nossas. E chega de tudo isso, basta. Basta!”, disse Liudmyla.

Outra moradora, Alla, cuja casa também fica perto da área atingida, disse que ela e o marido saíram após a primeira explosão. Quando voltaram para o apartamento após a segunda explosão, “vimos que não havia janelas, nem varanda, nem eletricidade”, disse ela.

“É claro que estávamos com muito medo”, acrescentou. “Estávamos muito estressados, porque fazia muito barulho. Não dormimos a noite toda. Como alguém pode dormir aqui, se não há janelas?”

source
Fonte : CNN BRASIL

Leia Também

Deixe seu Comentário