Onda de incêndios: governo de SP cria plano emergencial para saúde 1
Foto: Celio Messias/Governo de SP

Após uma série de incêndios de grandes proporções atingir diversas áreas do estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou a criação de um plano emergencial de saúde em Ribeirão Preto (SP). A medida foi confirmada por ele durante uma coletiva de imprensa realizada neste último domingo (25).

Durante o encontro, Tarcísio abordou a mobilização de recursos para combater os incêndios no interior de São Paulo, com especial atenção a Ribeirão Preto, uma das áreas mais afetadas.

O plano, que está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, tem como objetivo expandir a capacidade de atendimento das unidades de saúde locais e foi apresentado aos 26 municípios da região.

Devido à fumaça dos incêndios, o sistema de saúde de Ribeirão Preto registrou um aumento significativo na demanda por atendimentos relacionados a problemas respiratórios, operando 60% acima da média habitual para um fim de semana.

Além disso, o governador anunciou que cada Secretaria Municipal de Saúde está recebendo um link para realizar atendimentos online com pediatras e pneumologistas.

Segundo o Governo de São Paulo, o plano inclui a ampliação dos serviços de telemedicina, com médicos disponíveis 24 horas por dia para orientar as equipes de saúde e encaminhar os casos mais graves para hospitais de referência.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também foi acionada para ajudar no combate aos incêndios no interior do estado. Tarcísio participou de um voo na aeronave KC-390 Millennium, utilizada nas operações, e destacou a importância da colaboração entre os municípios e o governo federal, com apoio das FA, para controlar as chamas na região.

Em nota, a FAB explicou que a aeronave multimissão é equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, proporcionando a funcionalidade necessária para combater incêndios durante o voo.

source
Fonte : Conexão Politica

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio