A Polícia Federal (PF) alertou o Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre fraudes em pedidos de refúgio no aeroporto de Guarulhos (SP). Em ofício, a corporação relata que pessoas de diversas nacionalidades estão utilizando o Brasil como rota de imigração ilegal, fazendo pedidos de refúgio ao chegar no país, mas logo deixando de seguir o procedimento ou saindo do país.

Entre janeiro de 2023 e junho de 2024, 8.327 pessoas pediram refúgio no aeroporto de Guarulhos, mas apenas 117 deram continuidade ao processo no Brasil. Isso significa que 8.210 solicitantes (99,59%) já deixaram o país ou estão em situação irregular.

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp


PARTICIPE DO CANAL

A PF pede no documento “uma regulamentação mais condizente com os verdadeiros propósitos do refúgio”. De acordo com a corporação, mais de 70% das solicitações de refúgio no aeroporto de Guarulhos são de indianos, vietnamitas e nepaleses.

“Estes números apontam de forma inequívoca que o instituto do refúgio está sendo utilizado de forma abusiva no Aeroporto Internacional André Franco Montoro em Guarulhos/SP”, afirma o documento da PF.

Os agentes destacam que o Brasil está sendo utilizado como rota para imigração ilegal, especialmente com destino aos Estados Unidos.

source
Fonte : Conexão Politica

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio