Gaza não deveria ser uma “arena de palavras”, mas sim de ações, disse o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, a caminho de uma reunião de cúpula em Riad, na Arábia Saudita, neste sábado (11).

“A Palestina é a questão mais importante no mundo islâmico”, afirmou Raisi ao partir do aeroporto de Teerã.

O presidente apelou à Organização de Cooperação Islâmica para tomar uma “decisão definitiva, acionável e implementável sobre Gaza”.

A Arábia Saudita sediará uma Cúpula Extraordinária Conjunta Árabe Islâmica neste sábado, em resposta às “circunstâncias sem precedentes em Gaza”, de acordo com uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita.

A viagem de Raisi marcará a primeira visita de um presidente iraniano à Arábia Saudita, desde que Teerã e Riad concordaram em normalizar as relações no ano passado num acordo mediado pela China.

O Irã apoia o grupo radical libanês Hezbollah, que tem se envolvido em fogo cruzado diário com as forças israelenses na fronteira norte de Israel com o Líbano, bem como com os rebeldes Houthi do Iêmen, que têm disparado esporadicamente mísseis contra Israel.

Teerã também tem fortes laços com o Hamas e a Jihad Islâmica palestina.

Veja também – Brasileiro em Israel: Vamos ao bunker pelo menos uma vez por dia

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio