Tribunal de Justiça de MS cria projeto-piloto do Juiz de Garantias 1
Foto: TJMS/Divulgação

O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), presidido pelo desembargador Sérgio Fernandes Martins, aprovou na quarta-feira, 24 de julho, uma Resolução que regulamenta a implementação do projeto-piloto do “Juiz de Garantias”.

O objetivo é estruturar e regular o funcionamento desse novo cargo na Justiça Estadual, com o projeto-piloto iniciado na comarca de Dourados.

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp


PARTICIPE DO CANAL

O juiz de garantias, introduzido pela Lei nº 13.964/2019, também conhecida como Pacote Anticrime, visa assegurar que as investigações criminais respeitem os direitos dos investigados.

Após a denúncia, outro juiz assume a condução do processo.

Conforme a resolução, no TJMS, o juiz de garantias será responsável por analisar inquéritos, medidas cautelares, pedidos de prisão e outros atos relacionados à fase de investigação. Também conduzirá audiências de custódia e decidirá sobre acordos de não persecução penal e colaboração premiada.

Processos penais em andamento não serão alterados, e casos de execução penal de Dourados serão transferidos para Campo Grande.

O juiz de garantias atuará nas comarcas da 2ª Circunscrição. A implementação segue a Resolução nº 562/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que define diretrizes para a estruturação e funcionamento do novo cargo.

source
Fonte : Conexão Politica

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio