Os primeiros registros de participação nas eleições legislativas francesas deste domingo indicam uma abstenção menor do que nas últimas décadas.

Até o meio-dia, horário de Paris, 25% dos eleitores franceses já haviam votado. Esta é a maior participação registrada nas últimas décadas. Dois anos atrás, apenas 18,43% do eleitorado havia votado até esse horário, e nas eleições de 2017, 19,24%, conforme os números do Ministério do Interior.

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp


PARTICIPE DO CANAL

A última vez que uma participação semelhante foi registrada nesse horário foi no primeiro turno de 1997, outro pleito antecipado, com 22,74% de comparecimento. Naquele ano, a participação total foi de 67,9%, a última vez que o eleitorado francês compareceu em massa.

Pesquisas de intenção de voto projetam que a participação nas eleições deste domingo possa se aproximar da registrada em 1997, variando entre 64% e 66%, cerca de dois terços dos 49 milhões de eleitores franceses.

O grande interesse popular no pleito se deve ao avanço da direita nacionalista na França, que tem a sua melhor chance de governar o país. O partido Reagrupamento Nacional (RN, anteriormente Frente Nacional), foi o mais votado nas eleições francesas para o Parlamento Europeu, realizadas em 9 de junho.

Devido a essa situação, o presidente francês, Emmanuel Macron, antecipou as eleições para a Assembleia Nacional. Após o primeiro turno neste domingo, o segundo turno será realizado em 7 de julho.

Durante a manhã, votaram os líderes do partido RN, Marine Le Pen, que já concorreu à presidência do país, e Jordan Bardella, apontado pelas pesquisas como o favorito para ser o próximo primeiro-ministro francês.

Também já votaram Manuel Bombard, coordenador do partido de esquerda A França Insubmissa (LFI), o atual primeiro-ministro, Gabriel Attal, e o ex-presidente socialista François Hollande, que é candidato a deputado em Corrèze. O presidente Macron também compareceu às urnas, acompanhado por sua esposa Brigitte.

source
Fonte : Conexão Politica

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio