Na véspera da Cúpula da Amazônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu pela primeira vez com a presidente do Peru, Dina Boluarte, e com a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López, nesta segunda-feira (7/8), em Belém (PA).

O mandatário brasileiro recebe, a partir desta terça (8), representantes de todos os oito países que abrigam a Floresta Amazônica, para um encontro de cúpula na capital paraense.

O objetivo do encontro é discutir pautas comuns e elaborar propostas em grupo para apresentar aos demais países, voltadas para o desenvolvimento e a proteção do bioma e dos povos amazônicos.

Os encontros ocorreram a portas fechadas no hotel onde o petista está hospedado. O presidente brasileiro registrou as reuniões nas redes sociais. Nesta terça (8), também às margens da cúpula, Lula falará com o presidente da Bolívia, Luis Arce.

“Me reuni com a Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López, para falar das expectativas para a Cúpula da Amazônia que começa amanhã em Belém. Também falamos da cooperação dos países da região para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, escreveu Lula.

A reunião desta segunda (7) com a líder peruana marca o primeiro encontro entre os chefes de Estado. Dina Boluarte foi eleita como vice-presidente na chapa de Pedro Castillo, e ascendeu ao cargo após a destituição do colega de chapa, em dezembro de 2022, acusado de tentar dar um golpe de Estado. 

Após a mudança na liderança do governo, o país mergulhou em uma crise política, marcada por protestos generalizados. Bouluarte chegou a confirmar a presença na posse de Lula, em janeiro, mas precisou desistir da viagem e enviar um representante. O mesmo ocorreu durante a Cúpula de Presidentes da América do Sul, em 30 de junho.

No registro pelas redes sociais, Lula afirmou que os dois conversaram sobre temas ligados à cooperação entre os dois países – sem dar mais detalhes.

“Encontrei-me hoje pela primeira vez com a Presidenta do Peru, Dina Boularte, que veio ao encontro dos países amazônicos. Conversamos sobre a cooperação entre nossos países. Assuntos que iremos aprofundar com os outros 6 países da conferência que compartilham a floresta”, escreveu.

Veja os posts:


0

Cúpula da Amazônia

Na cúpula, os países deverão atualizar o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), que foi assinado em Brasília em 1978 e prevê ações conjuntas para equilibrar a proteção da floresta com o desenvolvimento econômico.

O novo documento deverá focar na parceria entre os países, mas deixando claro que cada nação tem soberania sobre seu território. Desse modo, no caso da cobrança por recursos estrangeiros, por exemplo, ficará definido que cada integrante do bloco tem autonomia para decidir como gerir essa verba.

source
Por Metrópoles

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio