Palmeiras e Novorizontino se enfrentam nesta quinta-feira (28) às 21h35, no Allianz Parque. Os times vão a campo em busca de uma vaga para a final do Campeonato Paulista.

Atual bicampeão da competição, o Palmeiras se classificou para a semifinal após golear a Ponte Preta por 5 a 1, na Arena Barueri. Invicto há 13 jogos, o Alviverde busca o tricampeonato no Paulistão.

Já o Novorizontino se classificou após disputa de pênaltis contra o São Paulo, no MorumBIS. Na primeira fase foram 12 partidas, com seis vitórias, quatro empates e duas derrotas (22 pontos somados).

O clube, que vai à semifinal do Campeonato Paulista pela primeira vez na história após sua refundação, em 2010, tem como seu principal objetivo conquistar o título.

“O Novorizontino vem jogando cada jogo com uma entrega muito grande, sabendo dos seus objetivos. É claro, o objetivo maior é ser campeão, mas nós temos a consciência de que para ser campeão você precisa também vencer cada etapa. Todo o grupo hoje, atletas, comissão técnica e diretoria, sabe o momento que o clube está vivendo”, diz Genilson da Rocha Santos, presidente do Grêmio Novorizontino, à CNN.

“Então hoje nosso desafio é competir com o Palmeiras, vencer e ir para uma final. Hoje só se fala nesse jogo, o jogo mais importante da história do Novorizontino“.

Invencibilidade contra os grandes no Paulista

O time do interior se tornou uma pedra no sapato dos grandes de São Paulo. Além de eliminar o São Paulo em casa, o Novorizontino derrotou Corinthians e Santos dentro de seus respectivos estádios na primeira fase.

A partida de estreia no Paulistão, justamente contra o Palmeiras, terminou em 1 a 1, com o gol de empate do Novorizontino saindo aos 51 minutos do segundo tempo.

O Novorizontino hoje é uma equipe que aprendeu a jogar grandes jogos, nas grandes arenas, com casa cheia, é uma equipe madura para enfrentar jogos desse nível. Tudo isso faz com que nós tenhamos essa expectativa de um grande jogo. O palmeiras com certeza sabe tudo aquilo que o Novorizontino pode fazer, como nós também sabemos o que o Palmeiras pode fazer. É um Novorizontino aguerrido, uma equipe que vai respeitar o adversário, mas não vai deixar de fazer aquilo que tem treinado e trabalhado.

Genilson da Rocha Santos

A ascensão do Novorizontino

Em 2022, o clube havia sido rebaixado no Campeonato Paulista, com uma campanha de três empates e nove derrotas em 12 jogos.

No mesmo ano, o Novorizontino também foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Na Série B do Campeonato Brasileiro, o clube terminou na 16ª posição, apenas uma acima da zona de rebaixamento.

Já em 2023, o Novorizontino fez uma campanha consistente e retornou à primeira divisão do Campeonato Paulista.

Em sua segunda participação na história da Série B, o time do interior ficou apenas a um ponto de distância do acesso. A última vaga ficou com o Atlético-GO.

Para Genilson, o passo mais importante foi a reestruturação da equipe, que trouxe um novo treinador e um executivo de futebol para auxiliar na reorganização do clube.

“Se tem um segredo do futebol, é que quando as coisas dão certo dentro do campo, menos trabalho você tem do lado de fora. Nós passamos por um momento de derrota, de perda, um momento em que a equipe foi rebaixada. O que faz a grande diferença é como você reage a essa situação, como é o teu comportamento após uma frustração, após o insucesso”, afirma o presidente.

“Tem aqueles que aceitam, se acomodam e justificam, e tem aqueles que se renovam, pegam aquele insucesso e usam como motivação para voltar mais forte, e, a partir daí, nunca mais cair no mesmo erro. Então o Novorizontino, a partir do momento que teve um rebaixamento, a equipe como um todo começou a se reestruturar para conseguiu chegar nesse lugar que estamos hoje“, completa.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio