Acompanhe na @saobentoemfoco


Jogadores do Palmeiras

Jogadores do Palmeiras com a taça de campeão Paulista de 2008 (Divulgação/X/Palmeiras)

Neste domingo (07), às 18h, o Palmeiras volta a campo em mais uma final de Paulistão. Dessa vez, encara o Santos, pelo segundo jogo da decisão.

Embora o Peixe seja um adversário histórico, hoje é um time que disputa a Série B do Brasileirão, já que foi rebaixado pela primeira vez na história no ano passado.

Sendo assim, o Palmeiras volta a enfrentar um time da segunda divisão do Campeonato Brasileiro depois de 16 anos. Na ocasião, o Verdão superou a Ponte Preta, com uma goleada no jogo final.

Paulistão de 2008 para o Palmeiras

O Verdão não vencia o Campeonato Paulista desde 1996. Então, em 2008, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, montou um bom time, que contava com jogadores como Valdivia, Diego Souza, Alex Mineiro, Kleber, Denílson, Léo Lima, entre outros.

O time foi quase todo montado naquele ano, tendo Valdivia e Diego Souza como os grandes craques. Além de Alex Mineiro ser o grande matador, terminando como artilheiro da competição, com 15 gols.

Na época, o torneio era disputado por 20 times, no sistema de pontos corridos, em um turno só. Então, depois das 19 rodadas, os quatro primeiros avançavam à semifinal. E o Verdão terminou em segundo, com 40 pontos (12 vitórias, 4 empates e 3 derrotas). O líder, surpreendentemente foi o Guaratinguetá. SPFC e Ponte Preta completaram o G4.

Na semifinal, o Palmeiras enfrentou o São Paulo e perdeu na ida por 2 a 1. Na volta, no Palestra Itália, venceu por 2 a 0, com gols de Léo Lima e Valdivia.

Na decisão, então, o Alviverde enfrentou a Ponte Preta, que estava na Série B do Brasileirão. Na ida, vitória do Verdão por 1 a 0. Na volta, no Palestra, uma goleada por 5 a 0, com três gols de Alex Mineiro, um de Valdivia e um contra de Ricardo Conceição.

Escalação do Palmeiras na final: Marcos (Diego Cavalieri), Elder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martínez, Diego Souza e Valdívia; Kléber (Denílson) e Alex Mineiro (Lenny). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Como a Ponte Preta foi na Série B

Após o vice-campeonato do Paulistão, a Macaca terminou a Série B do Brasileirão em 5º lugar, com 58 pontos. O 4º colocado – último clube que conseguiu o acesso, foi o Barueri, que fez 63 pontos. Além do Barueri, subiram Corinthians, Santo André e Avaí.

Então, o Santos não quer seguir em nada o que aconteceu com a Ponte há 16 anos, que perdeu o título estadual para o Palmeiras e não conseguiu subir no Campeonato Brasileiro.

source
Fonte

Torcedores.com

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio